Sandra Ventura

Fotógrafa portuguesa cujo trabalho se centra, desde 2013, na valorização e dignificação das pessoas idosas através do projeto pioneiro Fotografia Sénior. Formada em Fotografia pela Oficina da Imagem (2006), dedica-se a retratar, sobretudo em contexto nacional, a vida e a expressão de seniores institucionalizados.

O seu trabalho tem sido amplamente reconhecido, reunindo distinções internacionais como o 35 Awards, o International Photographer of the Year, os Fine Art Photography Awards e o Black & White Spider Awards. Em Portugal, foi várias vezes premiada pela APPImagem, que a distinguiu como Fotógrafa Especialista em Retrato e Mestre Fotógrafa (2023), além de ter alcançado o 3.º lugar na World Cup Photographic 2023 na categoria Natural Portrait.

Sandra Ventura conta com diversas exposições individuais, entre as quais Linhas do Tempo (2017/2018), RealIDADES (2022), A Arte de Envelhecer (Museu da Farmácia, 2024) e a mostra itinerante Quando Elas Dormem (2025). O seu trabalho tem sido apresentado em espaços como a Assembleia da República, o Pavilhão do Conhecimento, o Teatro Politeama e vários museus e hospitais.

A sua abordagem artística e humanista tem também sido destacada em múltiplos programas de televisão e rádio, incluindo a SIC, TVI, RTP e Antena 1, culminando com a participação no Linha da Frente (RTP1, 2025).